E pra quem tambem gosta de arte e um pouco de contemporaneidade, esse ano o Museu Paranaense vai oferecer diversas palestras. Espero que gostem.
A Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e o Museu Paranaense, a partir de março de 2008, dão prosseguimento à série de seminários mensais de estudo e reflexão sobre temas relacionados às áreas de pesquisa de suas divisões técnicas: história, arqueologia, museologia, ciências sociais e antropologia. Estão sendo contemplados também temas relativos às políticas de gestão de acervo e às ações educativas e culturais nos museus em geral.
A discussão e a divulgação em seminários de temas e projetos científicos em museus estão de acordo com as prioridades de ação definidas pelos estatutos do ICOM – International Council of Museums, que são a coleção/ aquisição, a conservação, a pesquisa, a educação/ comunicação e a exibição.
Os seminários reforçam a dimensão da pesquisa e da educação, incentivando a formação de um público especial que será estimulado a freqüentar os museus, interessando-se por suas atividades científico-documentais, educacionais e culturais realizadas a partir de seus acervos materiais.
A programação dos seminários segue abaixo com os títulos, ementas e a referência curricular dos palestrantes e debatedores.
Todos os seminários estão sendo realizados no auditório do Museu Paranaense, com início previsto para as 18:00hs.
ABRIL Dia 16/ 04/ 2008: Brasil rupestre: arte pré-colonial e imaginário.
Análise dos aspectos visuais e do imaginário popular sobre os sítios com pinturas e gravuras rupestres brasileiras, da região sul à Amazônia, ressaltando as técnicas de elaboração da arte e a necessidade de sua preservação e conservação.
Palestrante: Marcos Jorge (Jornalista, cineasta e artista plástico. Foi artista-residente do Centre Internationale de Creátion Vidéo de Montebiliard, França. Trabalhos expostos no Invideo - Mostra Internazionale di video D'Arte e Ricerca de Milão e do Festival Pontino, Itália, com várias premiações em cinema e publicidade.)
Debatora: Prof. Dra. Claudia Inês Parellada (Arqueóloga da SEEC/ Museu Paranaense, Doutorado em Arqueologia pela USP).
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário